Brincadeiras

BubbleShare: Share photos - Powered by BubbleShare

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Brincadeiras Antigas



Queimada, pula-corda e gato e o rato são brincadeiras antigas.
Para brincarmos de queimada temos que dividir a turma em dois times, cada time se coloca num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário.
Para dividir sobre o passe de bola e do campo no início do jogo, esses dois jogadores deverão colocar-se, entre os dois campos tirando par ou ímpar. O tamanho do terreno pode variar conforme o número de jogadores. A bola deverá ser arremessada para tentar queimar os jogadores que deverão sair assim que forem queimados, até sobrar um único jogador que não foi queimado.
Na brincadeira de pula-corda devemos ficar em fila enquanto que duas pessoas ficam batendo corda. Cada criança vai pulando e quem tropeçar ou esbarrar na corda sai do jogo.
Para brincarmos de gato e rato precisamos formar uma roda, então escolhemos um aluno que vira a porta, um que vira o gato e outro o rato. Marcamos um horário sem o gato saber. O gato fica fora e rato fica dentro da roda. O gato deve adivinhar o horário combinado. Quando o gato acerta a hora, o gato sai fora da roda "toca" e começa o pega-pega. Se o rato for pego acaba a brincadeira.

Texto produzido a partir das pesquisas feitas pelos alunos da turma.

2 comentários:

Paula disse...

Parabéns turma e professoras! O resultado da pesquisa ficou muito legal.
Beijos, Paulinha.

Almanaque de Brincadeiras disse...

Olá! Acabei de concluir um projeto no qual me empenhei nos últimos dias: O ALMANAQUE DE BRINCADEIRAS.

Ele contém 500 atividades recreativas, entre brincadeiras ao ar livre, dinâmicas de grupo, brincadeiras de salão, brincadeiras para gincana, brincadeiras para crianças e adolescentes de todas as idades (do pré-escolar ao ensino médio).

É uma obra bem elaborada e incrivelmente completa. Item obrigatório em qualquer instituição de ensino ou organização que desenvolve atividades com crianças.

Também é interessante para pais e voluntários que promovem brincadeiras com a garotada da família e da vizinhança. São atividades bem legais e fáceis de fazer, que com certeza irão promover momentos intensos de alegria e lazer saudáveis.

Baixe esse manual e ponha em prática as brincadeiras. Além de estar garantindo uma infância mais saudável às nossas crianças, você também estará garantindo a todos os participantes momentos inesquecíveis de felicidade.

ACESSE:
http://brincadeirasderua.zip.netin