Brincadeiras

BubbleShare: Share photos - Powered by BubbleShare

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Resumo do Projeto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE DESPORTOS
Coordenadoria de Pós-Graduação em Educação Física
Campus Universitário - Trindade - Florianópolis/SC - CEP 88040-900
Fone: (048) 3721-9926 Fax (048) 3721-9792

Mestranda: Paula Bianchi
Orientador: Prof. Dr. Giovani De Lorenzi Pires
Título: Ações colaborativas de formação em Mídia-Educação (Física) em escolas municipais de Florianópolis/ Santa Catarina

Resumo do Projeto:

As atividades contempladas nesse estudo fazem parte da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Física, do Centro de Desportos da UFSC, que apresenta como objetivo principal estabelecer com os professores e com a Rede Municipal de Educação de Florianópolis, uma interlocução de saberes e fazeres da cultura escolar, que proporcione um pensar, agir e refletir sobre como o lazer pode ser desenvolvido como conteúdo da Educação (Física) escolar de forma colaborativa na perspectiva das tecnologias de informação e comunicação (TICs), tendo a pesquisa como princípio educativo e contribuindo para a ação reflexiva do professor. Uma das questões motivadoras desta pesquisa é a falta de propostas educativas que envolvam as TICs e seus mecanismos na escola e, em especial na Educação (Física). Desse modo, propõe-se envolver os professores em atividade de pesquisa que ofereça condições de planejar, orientar e refletir propostas pedagógicas sobre o uso das TICs no ensino dos conteúdos e na produção de novos conhecimentos e outros significados àqueles conteúdos já “descobertos” na Educação (Física). Desta maneira, esta pesquisa de abordagem qualitativa, baseada no método da observação participante, compreende a arte de pesquisar e a ação reflexiva do professor como elementos fundamentais na realização das ações educativas propostas. A pesquisa de campo será realizada em quatro escolas de contextos sócio-econômicos e culturais diferenciados de Florianópolis – escolas municipais, localizadas em diferentes regiões da cidade (norte, leste, centro e sul), envolvendo a participação de professores de Educação Física, coordenadoras de salas informatizadas, bibliotecárias e professoras regente de classe, de cada escola. Para a realização deste estudo, além da articulação com os aspectos teóricos-conceituais, de março a julho, será desenvolvida a pesquisa de campo, incluindo interlocução nas aulas de Educação Física, construção e manutenção de blog’s, entrevistas semi-estruturadas, grupo de estudos e discussão temática, além de curso de formação continuada. Para sistematização e interpretação dos dados, será adotado o procedimento de análise e descrição das informações colhidas, o que permitirá, em seguida, relacionar o objeto em estudo com as questões teóricas.

2 comentários:

Paula disse...

Parabéns, para todas as professoras e alunos da Escola Básica Municipal Paulo Fontes envolvidos nessa proposta. Desejo-lhes que este seja um espaço de muitas criações e descobertas de conhecimentos, além de propiciar elos de interatividade entre todos nós. Sucesso ao grupo!!

Gislene disse...

Queridos alunos/as da 4ª série, 41 desejo muito sucesso neste prrojeto que faremos juntos. Com força de vontade, cooperação e organização iremos aprender muito.
Aproveitem as descobertas da pesquisa, deixem a imaginação fluir nas produções de texto e se alegrem ccom as brincadeiras.
Um grande abraço!